Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 05/07/2016 17:27

Governo de Pernambuco divulga resultado de edital lançado em parceria com o Programa Brasil de Todas as Telas

Diretora da ANCINE Rosana Alcântara esteve presente ao evento que anunciou 101 projetos contemplados

Preview
Ampliar
A diretora da ANCINE, Rosana Alcântara, participa de evento em Recife. Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e a Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco anunciaram nesta terça-feira, 5 de julho, o resultado final do 9º Edital do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2015/2016. Ao todo, 101 projetos foram contemplados e dividirão a quantia de R$ 19,98 milhões, sendo R$ 9,98 milhões oriundos do Programa Brasil de Todas as Telas, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e o restante do orçamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - FUNCULTURA. O edital é uma iniciativa da ação de arranjos financeiros estaduais e regionais do Brasil de Todas as Telas, que busca estimular o desenvolvimento regional da produção audiovisual brasileira por meio de parcerias com governos municipais e estaduais.

 

A diretora da ANCINE, Rosana Alcântara, esteve presente à cerimônia que marcou a divulgação dos vencedores. “Este evento marca antes de tudo a relevância das produtoras de Pernambuco e a consistência das políticas públicas de fomento para o desenvolvimento regional de mais centros criativos. Esta é a 2a edição consecutiva organizada pela FUNDARPE com suplementação de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Na 1ª edição, selecionamos 16 projetos e temos prazer em anunciar agora mais 26 obras que terão recursos do Fundo”, disse a diretora.

                                                                                                                                                                                                                                           

O edital recebeu inscrições de 431 projetos, oriundos de 33 municípios pernambucanos. Foram contemplados 21 projetos de longa-metragem, 17 de curta-metragem, 16 de produtos para TV, 10 na categoria difusão, 14 na categoria Revelando os Pernambucos, e 13 na categoria que contempla o desenvolvimento do cineclubes, além de 8 projetos de formação e 2 de pesquisa. A suplementação de recursos oferecida pelo Programa Brasil de Todas as Telas é destinada às categorias longa-metragem e produtos para televisão. Clique aqui para conferir a lista completa dos projetos vencedores, no site do Funcultura - PE.

 

Desenvolvimento da produção regional brasileira

 

O Programa Brasil de Todas as Telas é a maior e mais importante iniciativa de fomento ao setor audiovisual já desenvolvida no país. Uma das ações, no eixo que visa fomentar a produção e difusão de conteúdos, busca estimular o desenvolvimento regional da produção brasileira por meio de parcerias com governos municipais e estaduais.

 

Na linha de Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais, iniciada em 2014, foram firmadas parcerias com mais de 40 entidades e órgãos locais, que lançaram até o momento 48 editais, resultando em cerca de 247 projetos audiovisuais contemplados, de diferentes tipologias, gêneros e formatos. A continuidade da iniciativa visa estimular a estruturação de políticas públicas locais de apoio ao setor audiovisual.

 

A complementação de recursos oferecida pelo Programa é proporcional ao aporte dos órgãos e entidades locais seguindo os seguintes parâmetros: até duas vezes os valores aportados pelos órgãos e entidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; até uma vez e meia os valores aportados pelos órgãos e entidades da região Sul e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo; e até uma vez os valores aportados pelos órgãos e entidades dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

Governo Federal

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal