Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 21/08/2013 11:56

51ª edição do Festival Internacional de Cinema de Gijón, na Espanha, tem inscrições abertas

Evento acontece entre os dias 15 e 23 de novembro e aceita curtas e longas-metragens até o dia 13 de setembro

Preview
Ampliar

Estão abertas as inscrições para o 51º Festival Internacional de Cinema de Gijón, que acontece de 15 a 23 de novembro, na Espanha. Para a Seção Oficial, são aceitos curtas-metragens com até 30 minutos ou longas-metragens com duração superior a 60 minutos, desde que produzidos depois de 1º de janeiro de 2012 e inéditos no país.

A ampla programação do festival inclui, além da Seção Oficial, a Seção "Rellumes", espaço complementar dedicado a filmes com aborgadem inovadora; a Seção "Enfant Terribles", direcionada a filmes com temática voltada para crianças e adolescentes; e a Seção AnimaFICX, que vai exibir curtas e longas de animação. O programa do evento conta ainda com uma série de mostras temáticas e retrospectivas, como a Limites, para trabalhos situados na fronteira entre ficção e documentário; a Gêneros Mutantes, para longas-metragens que transitem entre diferentes gêneros; e a Grande Angular, que em suas três categorias (ficção, documentário e asturiano) abriga obras que não preencham os requisitos de participação da competição na Seção Oficial.

Os longas-metragens selecionados irão disputar as atenções dos membros do júri internacional em uma série de premiações: Prêmio Principado de Astúrias para o melhor longa-metragem, no valor de 25 mil euros; prêmios para Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro; Prêmio Gil Parrondo para Melhor Direção de Arte e Prêmio Especial do Júri. Um júri jovem terá a responsabilidade de escolher os vencedores dos Prêmios do Júri Jovem para melhor longa (10 mil euros) e melhor curta (3 mil euros). Caberá ao público eleger os seus favoritos na Seção Oficial e nas seções "Enfant Terribles" e "Rellumes". Outros dois júris específicos atribuirão prêmios para os melhores curtas-metragens e para os melhores filmes da Seção AnimaFICX. Confira a lista completa de seções, mostras e premiações do 51º Festival Internacional de Cinema de Gijón no regulamento.

As inscrições ficam abertas até o dia 13 de setembro, com exceção da Seção "Enfant Terribles", que encerra seu prazo um pouco antes, no dia 23 de agosto. É necessário o preenchimento de um formulário de inscrição e o envio postal de uma cópia do filme em DVD. No caso de curtas-metragens, há a possibilidade de inscrição e envio da obra por meio digital, através do site Festhome.

Para mais informações, acesse a página oficial do 51º Festival Internacional de Cinema de Gijón ou tire suas dúvidas pelo email info@gijonfilmfestival.com

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal