Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 04/10/2004 18:00

ANCINE ABRE CONCURSO PARA DISTRIBUIÇÃO DE FILMES DO ACORDO BRASIL-ARGENTINA (Rio de Janeiro, 01/10/2004)

Acordo é renovado pelo segundo ano com poucas alterações.

Comunicado à Imprensa

ANCINE abre concurso para distribuição de filmes do Acordo BRASIL-ARGENTINA

Acordo é renovado pelo segundo ano com poucas alterações.

Rio de Janeiro01/10/2004 - O Diário Oficial da União publica hoje os termos do Edital de Concurso decorrente do protocolo assinado entre Brasil e Argentina, por meio da ANCINE – Agência Nacional do Cinema e do INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales para incentivar a distribuição de filmes brasileiros na Argentina e de filmes argentinos no Brasil. O acordo foi assinado no último dia 26 de agosto, pelos titulares dos órgãos oficiais, Gustavo Dahl, pelo lado brasileiro e Jorge Coscia, pelo argentino.

Através do acordo, a entidade argentina, o INCAA, subsidiará distribuidores também argentinos que se disponham a lançar filmes brasileiros naquele país. Pelo lado brasileiro, a ANCINE subsidiará distribuidores nacionais que queiram lançar filmes argentinos no mercado brasileiro. O protocolo prevê o apoio ao lançamento de 8 filmes por ano, em cada país, filmes estes de livre escolha pelos distribuidores privados, sem interferência dos órgãos oficiais.

Os recursos subsidiados serão aplicados na confecção de cópias legendadas e na produção e veiculação de campanhas promocionais de lançamento e, embora sejam aplicados a fundo perdido, estarão sujeitos a prestação de contas. A partir da publicação no D.O.U. de hoje, começa a contar o prazo de 45 dias em que a ANCINE estará recebendo inscrições para distribuidores que desejarem se habilitar aos termos do concurso.

O apoio consistirá em recursos financeiros e/ou créditos a serem aplicados exclusivamente da seguinte forma:

a) até 50% (cinqüenta por cento) do valor do apoio em serviços de copiagem e legendagem;

b) pelo menos 50% (cinqüenta por cento) do valor do apoio na produção de material de publicidade e promoção, ou ainda na campanha publicitária de lançamento do filme através dos diferentes veículos de publicidade.

Entre os 8 projetos a serem selecionados, será garantida preferência a pelo menos um filme infantil ou de valor educativo, sempre que houver um título com essas características entre os projetos inscritos, visando com isso contribuir para a formação de platéias nos dois países

O valor máximo dos apoios concedidos a cada projeto será de 60.000,00 (sessenta mil reais).

Para maiores informações e a íntegra do Edital consulte o Portal da ANCINE na Internet:


Assessoria de Comunicação
ANCINE

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal