Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 17/06/2019 13:29

ANCINE cumpre agenda de encontros em Los Angeles

Foco foi a atração de investimentos para o mercado audiovisual nacional

Preview
Ampliar

Entre os dias 11 e 13 de junho, o diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro, e o assessor internacional da Agência, Adam Muniz estiveram em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde participaram de eventos que visam a atração de investimentos para o mercado audiovisual nacional. Christian e Adam integram uma delegação de dirigentes brasileiros de outros órgãos públicos das três esferas de governo.

O primeiro compromisso da agenda internacional do diretor-presidente foi na Endevour Content. A reunião (11/06) teve a presença de Henrique Pires, Secretário Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Gary Marenzi (Endeavor Content) e Maurício Mota (Wise Entertainment). A pauta do encontro foi a implantação de ações para atrair investimentos de empresas americanas em produções e coproduções brasileiras. Gary Marenzi apresentou o que os investidores buscam quando negociam com parceiros externos como o Brasil. Ele citou três caminhos que podem oferecer oportunidades de expansão para o audiovisual brasileiro. A primeira seria a oferta de bons formatos locais que possam ser eventualmente exportados ou reproduzidos em outros países. A segunda seria o desenvolvimento de produtos locais que tenham uma visão global e possam ser licenciados internacionalmente. A terceira é a oferta de locações para filmagens com incentivos para atrair grandes produções internacionais.

No dia 12/06, os representantes da Ancine participaram de um café da manhã de trabalho com executivos da Motion Pictures Association. Estiveram presentes representantes dos estúdios Disney, Universal, Sony, Paramount e Warner. Na ocasião, Christian de Castro comunicou a proposta de regulação do (VOD) vídeo sob demanda, que está tramitando no âmbito do Executivo brasileiro. O diretor-presidente explicou que o formato apresentado ao governo não tem finalidade arrecadatória, mas sim criar um ambiente de previsibilidade e segurança jurídica para os investidores. Christian de Castro também comunicou os avanços brasileiros no combate à pirataria, com destaque para a criação da Coordenação de Combate à Pirataria da Ancine. 

Ainda no dia 12/06 a Delegação Brasileira visitou a E3 – Eletronic Entertainment Expo, maior evento mundial de jogos de computador, videogames e produtos relacionados. O diretor-presidente da Ancine fez um passeio pela exposição e depois foi recebido por executivos do evento. Na ocasião foram discutidas as oportunidades de crescimento do mercado de jogos eletrônicos na região.

Na noite do dia 12/06 Christian de Castro; Henrique Pires, Secretário Especial da Cultura do Ministério da Cidadania; Sergio Sá Leitão, Secretário de Cultura de São Paulo e Adão Candido, Secretário de Cultura do Distrito Federal participaram de um jantar de trabalho oferecido pela Warner Bros. O encontro serviu para discutir a os planos de investimento do grupo AT&T Warner Media no Brasil nos próximos anos.

Na manhã do dia 13/06, o diretor-presidente Christian de Castro representou a Ancine no Seminário “Produzindo Cinema e TV no Brasil e nos Estados Unidos”, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Califórnia. Oportunidade em que Christian tratou novamente a proposta de regulação do VOD para o Brasil e falou sobre o desenvolvimento de um programa com a Assessoria Internacional da Ancine para atrair produções estrangeiras para o Brasil.

No período da tarde do dia 13/06, Christian de Castro e Adam Muniz foram recebidos na sede da Netflix. Na reunião estiveram presentes Mary-Kathryn Kennedy, diretora de Physical Production – International Originals Netflix, Stacy Fung, diretora de Internacional Originals Brazil, e Steve Solot, chefe de Políticas de Produção para a América Latina. As executivas afirmaram que a Netflix está satisfeita com o desempenho da produção de originais no Brasil e informaram que a empresa deseja ampliar os investimentos no país.

 
 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal