Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 13/06/2019 11:36

ANCINE divulga estudo inédito sobre raça e gênero dos participantes dos Editais do FSA

Parte dos dados serão apresentados no 3º Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual

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Hoje, quando começou o 3º Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual, a ANCINE divulgou um levantamento de dados inéditos feito pela Superintendência de Análise de Mercado sobre raça e gênero dos participantes dos Editais do Fundo Setorial do Audiovisual em 2018.  Esse estudo apresenta percentuais de diretores e roteiristas, por raça e gênero, inscritos e selecionados nesses editais, e são os primeiros dados da política de cotas introduzida a partir do ano passado. Projetos dirigidos por mulheres, que representavam 27% das do total de inscrições, chegaram a 32% dos projetos selecionados. Já no quesito racial, 4% dos projetos inscritos eram de diretores e diretoras que se declararam pretos, percentual que subiu para 5,7% dos selecionados.

Foram analisados 8 editais com processos de seleção concluídos. Três editais foram operacionalizados pela ANCINE: Comercialização de Cinema; Produção para Cinema - Concurso; e Produção para Cinema - Fluxo Contínuo. Dessas três chamadas públicas, somente a de Produção para Cinema - Concurso continha indutores de raça e gênero, com a previsão de que no mínimo 35% dos recursos disponibilizados no edital deveriam ser investidos em projetos dirigidos por mulheres e no mínimo 10% seriam direcionados para projetos por pessoas negras ou indígenas.  Nos cinco editais operados pela Secretaria do Audiovisual do então Ministério da Cultura, havia cota de 50% para mulheres e 25% para negros.   No total, esse primeiro levantamento contempla mais de 1.400 inscrições de projetos audiovisuais.

A ANCINE atualiza também, com dados de 2017 e 2018, o estudo sobre a participação das mulheres no audiovisual. Houve aumento da participação feminina nas atividades de direção, roteiro e direção de fotografia, com incremento de dois pontos percentuais. A participação feminina da produção executiva também aumentou um ponto percentual (41%). No entanto, assim como nos anos anteriores, o destaque ficou para a atividade de direção de arte, onde a presença feminina ultrapassou a masculina (57%).

Os dois estudos estão disponíveis no OCA - Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Esses e outros dados serão debatidos durante o seminário internacional que acontece hoje no Sesc Avenida Paulista e amanhã, na Casa Firjan no Rio, reunindo profissionais do setor audiovisual de diversos estados brasileiros e as convidadas internacionais Amanda Nevill, CEO do British Film Institute, no Reino Unido, e Barbara Rohm, CEO da ProQuoteFilm, na Alemanha.

 

 

 
 
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