Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 09/05/2019 17:08

ANCINE é eleita para Conselho Consultivo da CAACI

 

CAACI é o organismo internacional criado pelo Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-Americana

 

Preview
Ampliar

 

Nesta quinta-feira(9), a ANCINE foi eleita para uma vaga no Conselho Consultivo da Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas da Ibero-América – CAACI, durante reunião realizada em Assunção, no Paraguai. 

 

A CAACI foi criada em 1989 com objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a integração da cinematografia no espaço ibero-americano e conta 21 países membros. Desde 2012, a Ancine não fazia parte do seu Conselho Consultivo. 

 

Na ocasião, a Ancine foi representada pelo assessor internacional Adam Jayme Muniz que, junto com autoridades audiovisuais da América Latina, Portugal e Espanha, aprovou o relatório administrativo e financeiro de 2019 da Secretaria Executiva do organismo.

 

O Acordo Ibero-Americano de Coprodução Cinematográfica foi colocado em pauta por iniciativa brasileira, e as autoridades acordaram que as obras cinematográficas qualificadas pelo tratado podem ser aplicadas em outras janelas, além das salas de cinema. A medida abrirá caminho para que coproduções para televisão, por exemplo, possam usufruir dos benefícios garantidos pelo Acordo.

 

A CAACI adotou a Declaração de Assunção, ratificando o compromisso com a promoção e valorização das línguas indígenas nas criações audiovisuais. A iniciativa está alinhada ao Plano de Ação das Nações Unidas em relação às atividades de celebração de 2019 como Ano Internacional das Línguas Indígenas. Além disso, foi aprovada a elaboração de um manual de boas práticas sobre igualdade de gênero no audiovisual no espaço ibero-americano.

 

A Conferência analisou os resultados das sete edições do programa DocTV América Latina e colocou em pauta uma reflexão sobre como estimular a produção de documentários na região, via Programa Ibermedia e do relacionamento com as TVs públicas. Foi criado também um grupo de Trabalho formado pelos países Argentina, Brasil e Peru, como o objetivo de trocar informações sobre regulação do vídeo sob demanda.

 

A reunião da CAACI foi precedida, no dia 7 de maio, por reunião extraordinária do Programa Ibermedia, onde a Ancine, em razão da experiência com o Fundo Setorial do Audiovisual, foi convidada a desenvolver um projeto piloto de um fundo para investimentos reembolsáveis em projetos audiovisuais.

 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal