Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 16/11/2017 18:04

ANCINE participa da Mostra Cinema das Mulheres que Falam Português

A atuação feminina no universo audiovisual foi tema de debate no Rio com a presença de servidora da Agência

Preview
Ampliar

Propostas e reflexões para mudar o universo ainda majoritariamente masculino do segmento audiovisual. Essa foi a proposta do debate “‘As mulheres dos cinemas em português: intercâmbio, interação e ação”, que aconteceu no último sábado, 11 de novembro, e que teve participação da ANCINE. A mesa redonda fez parte da programação da Mostra Cinema das Mulheres que Falam Português, no Centro Cultural de Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

 

Durante o debate, a servidora da Superintendência de Análise de Mercado (SAM), Maria Gabriela Gomes, ressaltou os recentes avanços da ANCINE no que diz respeito aos temas gênero e raça. E destacou a intensa participação de várias servidoras da Agência na construção desta agenda. 

 

Ela abordou também a contínua produção, pela ANCINE, e mais especificamente pela SAM, de dados relacionados à participação das mulheres no mercado audiovisual, e da inclusão de informações sobre raça nos estudos em andamento. “Estes estudos ajudam a compreender as desigualdades que existem e tornam ainda mais evidente a necessidade de ações no sentido da ampliação da diversidade no setor audiovisual”, afirmou Maria Gabriela.

 

Diversidade de gênero e raça

 

Graduada em Direito pela UFF, a servidora tem atuado na promoção do tema da diversidade de gênero e raça no audiovisual dentro da própria ANCINE e em outras ações. Maria Gabriela participou da organização das quatro edições do evento “Diversidades”, com foco na produção audiovisual de mulheres negras e na discussão sobre a distribuição dos recursos públicos destinados ao setor.

 

Também participaram do debate a cineasta Alice Lanari, a documentarista e curadora Guiomar Ramos e a cenógrafa, figurinista e diretora de arte Nívea Faso.

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal