Agência Nacional do Cinema
Campanha O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 06/09/2017 13:25

ANCINE participa de encontro sobre sistema de fomento francês

Experiências sobre políticas públicas para o audiovisual no Brasil e na França são o tema do debate

Preview
Ampliar

Representantes da ANCINE, do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audivisual (FSA) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) conheceram mais detalhadamente o modelo francês de incentivo ao setor auiovisual. O evento ocorreu no dia 5 de setembro no espaço cultural Maison, no Consulado da França no Rio de Janeiro, e serviu para debater políticas públicas para o segmento a partir de exemplos adotados pelo Centre National du Cinéma et de l'Image Animée (CNC) – o equivalente francês à Agência.

 

Participaram do encontro a diretora presidente em exercício da ANCINE, Debora Ivanov; Rojer Madruga, presidente do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC); André Klotzel, diretor de cinema e titular do Comitê Gestor do FSA; Emmanuel Rufi, assessor de imprensa e comunicação do Consulado da França e ex-funcionário do CNC; Raphaël Ceriez, adido Audiovisual da Embaixada da França no Brasil; e Carolina Paiva, vice-presidente do CBC e titular do Conselho Superior de Cinema.

 

No encontro, Rufi e Ceriez detalharam as etapas para investimentos em produções audiovisuais, como critérios de seleção, aprovação de projetos, direitos e monitoramento dos resultados, assim como a geração de receitas e recursos voltados para o setor. Debora e os demais representantes brasileiros esclareceram dúvidas sobre as políticas de fomento francesas e pontuaram algumas diferenças para o modelo brasileiro, principalmente no que diz respeito à desburocratização dos processos.

 

"A produção audiovisual no Brasil cresceu muito nos últimos anos. E, por isso, é natural que o volume de processos dentro da Agência tenha aumentado. Precisamos simplificar os procedimentos de análise e aprovação, sem perdermos segurança jurídica", disse a diretora presidente em exercício.

 

Os participantes também destacaram a importância do debate e já planejaram futuros encontros. Debora Ivanov destacou a importância do intercâmbio para o corpo técnico da Agência. "Para nós, da ANCINE, é importante ter esse mesmo bate-papo com nossos executivos, para que eles possam usufruir dessas experiências e tirar muitas dúvidas".

Compartilhar
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Dados e análises técnicas sobre o mercado audiovisual brasileiro
 

Fundo Setorial do Audiovisual

Fundo destinado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual
 

Cinema Perto de Você

O programa que está levando mais cinemas para mais brasileiros
 

Carta de Serviços

Informa a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência
 
 
OIA
CACI
Acesso à Informação
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal