Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 01/07/2019 17:37

Ancine participa do Big Festival - Brazil´s Independent Games Festival

Festival aconteceu entre os dias 26 e 30 de junho em São Paulo

Preview
Ampliar
Na semana passada, a Ancine participou do Big Festival, um dos mais importantes eventos da indústria de games da América Latina, através da presença em diferentes mesas e de um balcão de atendimento aos produtores. 
 
O diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro, participou de um painel sobre políticas públicas para a indústria brasileira de games, onde ressaltou o dinamismo e a qualidade dos jogos brasileiros e reafirmou a importância do segmento para a Ancine.
 
Segundo dados da Abragames, a indústria de games movimentou 1, 6 bilhões de dólares em receitas, no Brasil, em 2018, sendo o segundo país com maior movimentação na América Latina e o 13º maior mercado do mundo. Já a exportação de jogos brasileiros, com auxílio do programa setorial da APEX - Games BR, cresceu mais de 132% de 2017 para 2018. 
 
A diretora Débora Ivanov participou do painel Mulheres no jogo e elogiou as iniciativas da Abragames de criar um Conselho da Diversidade e de dar destaque à participação das mulheres dentro de eventos como o BIG.  “ É um recado claro de que a indústria quer continuar crescendo, mas não de qualquer jeito: quer crescer com inclusão e com valorização da diversidade e da equidade de gênero”, disse ela. 
 
O servidor Rubens Motonaga fez a mediação de um painel sobre os projetos apoiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual, através dos editais PRODAV 14/2016 e PRODAV 14/2017 com investimento total de 20 milhões no setor. 
 
O painel contou com os desenvolvedores de jogos contemplados com recursos desses editais: Tetragon, da Cafundó Estúdio Criativo (SC); Out of Space, da Behold Studios (DF); Laboratório da Luna, da PushStart (SP); Areia, da GILP Studio (MG); DeMagnete VR, da BitCake Studio (RJ); e Árida: Backland's Awakening Part 2, da Aoca Game Lab (BA).
 
Dentre os jogos finalistas nas premiações do BIG, cabe destacar os jogos que receberam investimento do FSA:
 
DeMagnete VR – BitCake Studios (RJ) – finalista nas categorias de Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Jogo de XR/VR
Sky Racket – Double Dash Studios (RJ) – finalista nas categorias de Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Gameplay
 
O Big festival tem uma programação variada que inclui palestras, rodadas de negócios, premiação e a exposição livre de jogos selecionados – Panorama Brasil.
 
Nesta edição, para a exposição, foram selecionados os games Keen da Cat Nigiri (SC), Gravity Heroes da Studica Brasil (SP) e Fertiliel da Supernova Games (CE), projetos desenvolvidos com recursos do FSA.
 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal