Agência Nacional do Cinema
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 12/06/2018 11:49

ANCINE participa do festival de animação de Annecy

Diretor-presidente, Christian de Castro, se reuniu com entidades estrangeiras e prestigiou lançamento de livro em homenagem à animação do Brasil

Preview
Ampliar
Christian de Castro no painel "Territory Focus"

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE está presente em mais uma edição do maior festival de animação do mundo, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, que tem, nesta edição, o Brasil como país homenageado.


No primeiro dia do evento, o diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, participou do lançamento do livro “Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais”. A publicação reúne textos de 103 críticos, pesquisadores e professores de cinema e mais 20 artigos que registram os principais movimentos e personagens da história da animação no país. No Brasil, o livro será lançado em julho, durante o festival Anima Mundi, que este ano será realizado entre 21 e 29 de julho, no Rio, e 1º e 5 de agosto, em São Paulo.

 


Christian se reuniu ainda com a Canada Media Fund e Telefilme Canada, ocasião em que foi debatida a atualização de acordo de coprodução internacional e a ampliação de investimentos em coproduções internacionais pra cinema, TV, games e possivelmente novas mídias. A ANCINE participou também de reunião com a CNC - Centre National du Cinéma et de l’image Animée, da França, onde se tratou da atualização do acordo de coprodução internacional audiovisual e de caminhos para o incremento das composições binacionais entre Brasil e França.

 

Com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC), o festival abriga também a exposição “Brasil Quadro a Quadro - 100 anos da animação brasileira”.  A mostra é aberta a todos os visitantes do festival: profissionais, estudantes e fãs de animação, além dos moradores e turistas, já que está exposta em painéis a céu aberto, numa praça de grande circulação ao lado do Bonlieu (centro de referência do festival, onde acontecem as sessões mais importantes).


Traçando uma linha do tempo da história da animação no país, desde o primeiro curta ( O Kaiser, de 1917) até os curtas, longas e séries mais recentes, são destacados os movimentos, artistas e suas obras mais relevantes. Obras que, graças ao discurso contundente e originalidade, ao longo das décadas ajudaram a posicionar a animação brasileira como uma das mais aclamadas do mundo atualmente.

 

 Além da mostra, o festival também conta a presença de palestrantes brasileiros em painéis. Nesta terça-feira, 12 de junho,  o diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, participou de uma sessão exclusiva sobre o país, o “Territory Focus”.  

 

Festival
Em sua 42ª edição, o Festival Internacional de Cinema de Animação vai até 16 de junho, na cidade de Annecy, na França, reunindo representantes de 70 países. O Brasil participa em mostras competitivas nas categorias curta, longa, produções para TV e filmes publicitários.


As mostras especiais de filmes brasileiros têm curadoria do AnimaMundi. Foram selecionados, em parceria com Annecy, filmes para cinco mostras: três de curtas-metragens de animação, com um total de 27 filmes emblemáticos de diferentes épocas; uma de séries para a TV (com dez filmes); e outra de filmes de encomenda (com 32 filmes publicitários, institucionais e videoclipes). Todos serão exibidos na programação do festival.

 

  1. Reunião da ANCINE com a CNC, da França

    Galeria
  2. Christian de Castro no lançamento do livro sobre a animação brasileira

    Galeria
  3. ANCINE e MinC no encontro com entidades canadenses

    Galeria
  4. ANCINE em encontro com associados da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente)

    Galeria
  5. Christian de Castro (dir) com Juliano Enrico e Fred, da Copa Studio, que concorrem com a série Irmão do Jorel

    Galeria
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal