Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 13/03/2019 18:54

ANCINE participa do Festival South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos

Painel tratou de audiovisual e tecnologia 

Preview
Ampliar
Da esq. para dir.: Igor Kupstas (O2Play), Luiz Telles (Artplan), Roberto Fabri (Omelete Company) e Daniel Tonacci (Ancine).
A ANCINE participou nesta terça-feira, 12 de março, do painel "Audiovisual e Tecnologia: um panorama das oportunidades e das políticas públicas no Brasil", dentro da programação do Festival South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas (EUA).  O assessor da presidência Daniel Tonacci compôs a mesa ao lado de Roberto Fabri, da empresa Omelete; Luiz Telles, da agência Artplan e Igor Kupstas, da distribuidora O2 Play. A palestra foi realizada na Casa Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 
 
 
Daniel Tonacci iniciou sua apresentação com um panorama geral dos dados consolidados dos últimos anos do mercado audiovisual, das novas diretrizes do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e de como essas mudanças são reflexo também do atual cenário tecnológico do Brasil.  “A Agência está atenta e direcionada para acompanhar as mudanças tecnológicas, tanto em termos de financiamento como em termos de regulação. Para novos campos, como o das realidades mistas por exemplo (AR, VR, XR), as ações de fomento conseguem dar respostas mais rápidas, como visto no último edital de games, que já incluiu essas modalidades. Já no que diz respeito à regulação, esta necessita maior tempo de maturação, não somente pela sua complexidade, pela compreensão de modelos de negócio ainda em desenvolvimento, mas também pelos seus impactos. É preciso encontrar um equilíbrio de regramentos que sejam ao mesmo tempo enxutos e funcionais, dando conta de regular a essência do setor - que é a propriedade intelectual -  sem enrijecer o mercado para todas as mudanças tecnológicas presentes e futuras. Nos painéis da Conferência aqui no SxSW fica patente que todos os entes reguladores ainda estão buscando formas de lidar com essa avalanche de transformações em curso”, explicou ele. 
 
 
Tonacci também antecipou que a ANCINE está trabalhando em soluções tecnológicas que permitirão agilizar, simplificar e desburocratizar processos. “Juntamente com o BNDES, estamos testando e construindo uma rede com a tecnologia blockchain sobre a qual se poderá dar todo o fluxo de desembolso, acompanhamento e prestação de contas dos projetos financiados, entre outras questões de registro, fiscalização, etc. A viabilidade, de forma segura, dessa iniciativa permitirá identificar e prevenir de forma dinâmica não só as possíveis incongruências na execução de um projeto aprovado, mas automatizar e desonerar parte das operações dos recursos públicos aportados, para a Agência e para o mercado”.
 
 
O South by Southwest (SXSW) acontece até 17 de março. O evento é dedicado a diversas formas de expressão artística e conta com um prestigiado festival de música que abriga shows, conferências e feiras de mercado, além de promover o Festival Interativo dedicado ao conteúdo digital e aos jogos eletrônicos com apresentações e painéis sobre tecnologias emergentes, startups e aplicativos.
 
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal