Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 05/12/2019 16:37

ANCINE publica Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro 2018

Objetivo do Anuário é preservar a memória estatística do cinema nacional

 

Preview
Ampliar

Nesta quinta (5), a Superintendência de Análise de Mercado (SAM) da ANCINE disponibilizou, no site do OCA- Observatório Nacional do Cinema e do Audiovisual, o Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2018.

 

Segundo o diretor presidente interino Alex Braga, a importância dessas estatísticas ressaltam o quão fundamental é a atribuição regulatória da Ancine, especialmente por meio da informação ao setor regulado.

 

 

O Anuário contém os principais resultados do cinema brasileiro de 2018, entre eles dados de bilheteria, distribuição e parque exibidor.

 

O destaque ficou por conta dos títulos brasileiros lançados, que teve um número recorde de 185 títulos, o maior da série histórica 2009-2018. Esses títulos venderam mais de 24 milhões de ingressos, o que representou uma participação de público de 14,8%.  Essa participação de público dos títulos nacionais é a maior da América Latina, superior a participação da cinematografia nacional na Argentina, Colômbia, entre outros países.

 

O Anuário apresenta dados sobre a quantidade e a localização das salas por região do país, número de habitantes por sala, participação de títulos brasileiros por estados, entre outros. Destaca-se o crescimento do índice de habitantes por sala da região nordeste do país.

 

O relatório mostra também os filmes que foram exibidos em maior quantidade de municípios, onde as animações americanas “Hotel Transilvânia 3” e “Os incríveis 2” entraram em cartaz em mais de 400 cidades brasileiras.

 

O capítulo internacional contém os números de coproduções entre Brasil e outros países: 22 dos títulos brasileiros lançados foram produzidos em regime de coprodução.

 

Além de preservar a memória estatística do cinema brasileiro, o Anuário serve como instrumento para a avaliação e condução das políticas públicas para o setor.

 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal