Agência Nacional do Cinema
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 07/06/2018 19:22

ANCINE reinicia Câmara Técnica sobre acessibilidade nas salas de cinema

Linha de crédito do FSA para financiamento de tecnologia assistiva já está aprovada

Preview
Ampliar

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE reiniciou nesta quinta-feira, 07 de junho, os trabalhos da Câmara Técnica sobre acessibilidade nos segmentos de distribuição e exibição cinematográfica.

 

Formada por representantes dos segmentos de distribuição e exibição e por servidores da Agência, a Câmara tem como objetivo estudar quais as melhores soluções de tecnologia para acessibilidade visual e auditiva e acompanhar a implementação dessas tecnologias.

 

O secretário executivo da ANCINE, Ricardo Martins, iniciou a reunião com um retrospecto dos trabalhos já realizados na Câmara e dentro da Agência e apresentou a evolução das soluções tecnológicas voltadas à promoção da acessibilidade até o momento. Martins salientou ainda aos presentes da importância de se cumprir o prazo legal definido no Estatuto do da Pessoa com Deficiência.

 

“A ANCINE tem trabalhado para conhecer o estágio atual de desenvolvimento das soluções que permitam a fruição de conteúdo acessível em salas de exibição. A Agência ouviu entidades e associações tanto do mercado audiovisual, quanto de pessoas com deficiência em diversas reuniões, além de participar de eventos nacionais e internacionais”, disse o secretário.

 

Entre as iniciativas da ANCINE já aprovadas, o Secretário de Políticas de Financiamento, Ricardo Pecorari, apresentou à Câmara a recente linha de crédito, aprovada em 26 de março, pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. Voltada ao financiamento da adaptação das salas de cinema e ao desenvolvimento de tecnologias de acessibilidade, a linha permite o financiamento dos equipamentos necessários para os fornecedores e exibidores.

 

Foram anunciadas reuniões mensais até novembro, para concluir os trabalhos da Câmara e ouvir fornecedores, entidades e associações das pessoas portadoras de deficiência e agentes do audiovisual, sobre o plano de adaptação do parque exibidor brasileiro.

 

 

Formulário de busca

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal