Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 15/01/2018 18:57

ANCINE renova apoio à participação brasileira em eventos internacionais de mercado

Ação acontece no âmbito da Linha de Apoio à Internacionalização do Audiovisual do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)

Preview
Ampliar

A Agência Nacional do Cinema - ANCINE instituiu, por meio de portaria publicada na última sexta-feira, 12 de janeiro, no Diário Oficial da União, a Ação de Apoio à Participação Brasileira em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais. Em linhas gerais, As regras de participação na Ação são as mesmas do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais. O programa foi renomeado e incorporado à Linha de Apoio à Internacionalização do Audiovisual do FSA.

 

Aprovada pelo Comitê Gestor do FSA, em dezembro, esta ação tem como finalidade promover a presença de profissionais brasileiros do audiovisual, em representação de empresas produtoras brasileiras, nos principais eventos internacionais do mercado audiovisual, criando mais oportunidades para encontros, trocas e negociações com as empresas de outros países presentes nesses eventos.

 

Será destinado o montante de R$ 800 mil em recursos do FSA para auxílio financeiro a representantes de produtoras independentes brasileiras para viabilizar a presença em eventos de mercado e encontros de negócios. 

 

A Ação contempla um total de 29 eventos ao longo do ano. De acordo com o regulamento, podem requerer apoio os representantes de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE que tenham ao menos um CPB de obra emitido no prazo de 18 meses anterior ao evento pretendido, ou ao menos um SALIC de projeto em processo de realização no momento do pedido, ou um projeto selecionado pelo FSA nos últimos 24 meses, ou ainda, para o caso dos eventos de jogos eletrônicos, um relatório comercial de jogo eletrônico emitido por loja ou plataforma há menos de 36 (trinta e seis) meses. Cada empresa poderá ser contemplada com, no máximo, três apoios por ano, e não poderá pedir apoio para o mesmo evento por três anos consecutivos.

 

As solicitações devem ser realizadas no prazo máximo de 45 dias antes do início de cada evento, com exceção expressa apenas para o European Film Market/Festival de Berlim e para o Kidscreen, para os quais a antecedência é de 15 dias.

 

A lista de eventos contemplados pelo programa traz o número máximo de apoios a serem concedidos para cada um deles e nos casos em que o número de pedidos de apoio cumpridores dos requisitos obrigatórios exceda este número, será realizado processo de seleção, a partir de um sistema objetivo de pontuação.

 

Em 2017, o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios concedeu 150 apoios financeiros, viabilizando a participação em mercados e rodadas de negócio ao redor do mundo. 

 

Inscrições:

 

As solicitações de apoio devem ser efetivadas por meio do Sistema de Apoio Internacional no Portal ANCINE. O sistema elimina a necessidade de envio de formulários e anexos por e-mail, garante mais agilidade e segurança e dinamiza as solicitações direcionadas a ação de apoio gerida pela Assessoria Internacional da ANCINE. Dúvidas, críticas e sugestões podem ser enviadas para o endereço eletrônico  programa.mercados@ancine.gov.br.

 

 

 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal