Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 01/03/2019 10:46

ANCINE se reúne com Apex-Brasil em Brasília

Exportação de produtos e serviços do setor audiovisual é principal tema do encontro

 

Preview
Ampliar
Paula Alves de Souza, Juliano Vianna, o embaixador Mário Vilalva, Christian de Castro e Diogo Akitaya
O diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, esteve em Brasília nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, para uma visita de cortesia ao Presidente da Apex–Brasil, o embaixador Mário Vilalva.  O presidente estava acompanhado do chefe de gabinete da ANCINE, Juliano Vianna.  Participaram da reunião a ministra Paula Alves de Souza, diretora do Departamento Educacional e Cultural do Itamaraty, e Diogo Akitaya, gerente de Marketing e Comunicação da Apex.
 
 
Um dos principais temas abordados na conversa foi o estímulo à internacionalização do setor audiovisual brasileiro. “Essa é uma das prioridades da minha gestão. Só este ano, lançamos uma linha de investimento de R$ 36,8 milhões para coproduções internacionais, além de cerca de R$ 5 milhões investidos em editais binacionais. As exportações de serviços audiovisuais brasileiros vêm crescendo significativamente nos últimos anos. Embora possa representar ainda pouco do total de serviços exportados pelo País, que foi 0,95% em 2016, o segmento audiovisual está diretamente relacionado à percepção da imagem do país no exterior”, avalia Christian. 
 
 
Para o diretor-presidente, os avanços nas exportações brasileiras do setor se devem, sobretudo, aos projetos setoriais de exportação mantidos pela Apex-Brasil com associações empresarias do audiovisual.  “Atribuo o crescimento das exportações de serviços audiovisuais em grande medida à atuação da Apex-Brasil, por meio de programas como Cinema do Brasil, Brazilian Content, Brazil Games e FilmBrazil.  Sou testemunha da presença institucional ininterrupta dos programas nos mais importantes mercados mundiais.  Além de criar ambiente propício para que as empresas realizem negócios, essa presença tem assegurado previsibilidade, credibilidade e visibilidade ao mercado audiovisual brasileiro”.
 
 
No mês de março, a convite da Apex, dentro do programa Casa do Brasil, a ANCINE participa do Festival South by Southwest, nos Estados Unidos, em um painel sobre audiovisual e blockchain.
 
 
“A ANCINE tem mantido relações institucionais robustas com o Itamaraty e com a Apex-Brasil. Seguimos à disposição para novas iniciativas e parcerias”, disse o diretor-presidente. 
 
 
A fim de ampliar ainda mais a atuação da Apex-Brasil em eventos voltados para o mercado audiovisual, foi sugerido, ao final do encontro, a presença da instituição no Rio2C, e a articulação da ANCINE nessa participação. O Rio 2C é maior encontro de criatividade e inovação da América Latina, que terá lugar no Rio de Janeiro, em abril.
 
 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal