Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 26/09/2016 11:37

"Antes o tempo não acabava", de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, vence o Queer Lisboa 2016

Longa-metragem brasileiro ficou com o prêmio de melhor-longa-metragem no festival português

Preview
Ampliar
O ator Anderson Tikuna em cena de "Antes o tempo não acabava"

O filme brasileiro "Antes o tempo não acabava", de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, foi eleito o melhor longa-metragem do 20º Festival Queer Lisboa, em cerimônia de premiação realizada no último sábado, 24 de setembro, na capital portuguesa. A produção acumulou ainda  o prêmio de melhor ator, que consagrou o trabalho de Anderson Tikuna. O festival é um dos mais tradicionais eventos voltados para o gênero queer, alcunha adotada para filmes com temática LGBT.
 

"Antes o tempo não acabava" contou com a ajuda do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE para viabilizar sua participação no Queer Lisboa. O Programa da Agência disponibilizou auxílio financeiro e apoio para o envio da cópia ao festival. O filme também contou com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual em sua produção, tendo sido contemplado nas chamadas públicas PRODECINE 03/2013, que disponibiliza recursos para a comercialização da obra, e PRODECINE 04/2013, que investe na complementação de recursos para a produção de longas-metragens.
 

O filme conta a história do jovem indígena Anderson, que deixa sua aldeia na fronteira da Colômbia, se muda para Manaus, e passa a enfrentar os desafios de uma vida urbana. De acordo com o júri da competição de longas-metragens, "o filme questiona de um ponto de vista sexual, geográfico, cultural, étnico e político e evita quaisquer estereótipos. O filme é bem-sucedido em criar uma estética cinematográfica muito interessante que combina documentário com ficção de uma forma pouco habitual de forma a permitir que as personagens se tornem os autores dos seus próprios retratos não convencionais".

Para conhecer todos os vencedores do 20º Queer Lisboa, acesse o site oficial.

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal