Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 09/12/2016 12:48

"Aquarius" e "Boi neon" voltam consagrados do Prêmio Fénix 2016

Filmes brasileiros também figuram na lista de melhores do New York Times divulgada esta semana

Preview
Ampliar

O cinema brasileiro se destacou na terceira edição dos Prêmios Fénix Ibero-Americano de Cinema. "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, e "Boi neon", de Gabriel Mascaro, receberam juntos quatro troféus na cerimônia realizada na última quarta-feira, 7 de dezembro, na cidade do México. O prêmio de melhor longa-metragem do ano ficou com a cinebiografia "Neruda", do chileno Pablo Larrain, candidato chileno a uma indicação como melhor filme estrangeiro no Oscar 2017.

 

"Aquarius" ficou com as estatuetas de melhor atriz, para a protagonista Sônia Braga, e de melhor direção, para Kleber Mendonça Filho. Já "Boi neon" rendeu o prêmio de melhor roteiro para o também diretor Gabriel Mascaro, e o de melhor fotografia de ficção, para o trabalho de Diego Garcia.


Além dos brasileiros e do chileno "Neruda", saíram com prêmios de destaque na noite o argentino "O clã", de Pablo Trapero, e o documentário mexicano "Tempestade", de Tatiana Huezo. Clique aqui para ver a lista completa de premiados.

 

Longas de Kleber Mendonça e Gabriel Mascaro entre os melhores do ano do New York Times

 

A semana trouxe ainda mais boas notícias para os dois filmes pernambucanos premiados no Fénix. "Aquarius" e "Boi neon" também foram citados na lista de 10 melhores filmes do ano feita pelos críticos do New York Times, publicada também na quarta-feira, 7. Ambos os filmes aparecem na lista de preferidos do crítico Stephen Holden: "Boi neon", na sexta posição e "Aquarius", na nona.



O filme de Kleber Mendonça Filho ainda figurou na lista de outro crítico, A.O.Scott, no sétimo lugar, e recebeu menção honrosa, ainda que fora do top 10, da terceira crítica do jornal, Manohla Dargis. Clique aqui para conferir a lista de melhores do ano no cinema em 2016 pelos críticos do New York Times.

  1. Sônia Braga recebe seu prêmio pela atuação em "Aquarius"

    Galeria
  2. Gabriel Mascaro foi premiado pelo roteiro de "Boi neon"

    Galeria
  3. Klebem Mendonça Filho agradece o prêmio de melhor direção por "Aquarius"

    Galeria
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal