Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 26/08/2004 18:00

BRASIL E ARGENTINA RENOVAM ACORDO DE APOIO À DISTRIBUIÇÃO (Rio de Janeiro, 26/08/2004)

ANCINE e INCAA firmam novo termo hoje em Buenos Aires.

Comunicado à Imprensa

Brasil e Argentina renovam acordo de apoio à distribuição.
ANCINE e INCAA firmam novo termo hoje em Buenos Aires.

Rio de Janeiro, 26/08/2004 - A ANCINE - Agência Nacional do Cinema e o INCAA - Instituto Nacional do Cinema e Artes Audiovisuais, da Argentina, assinam hoje às 17 horas, hora local de Buenos Aires, a renovação do acordo de apoio à distribuição de filmes entre os dois países através de concurso publico. O objetivo do concurso é apoiar a distribuição de até 8 filmes de cada país.

Trata-se da renovação de um acordo assinado no ano passado e que permitiu a distribuição e a exibição de 8 filmes brasileiros na Argentina e de 8 filmes argentinos no Brasil. O acordo visa permitir maior acesso de filmes brasileiros ao mercado exibidor argentino e ampliar também, a distribuição de filmes argentinos no Brasil por meio de mecanismos de fomento financeiro desenvolvidos pelos dois agentes nacionais correspondentes, a Agencia Nacional do Cinema pelo lado brasileiro e o Instituto Nacional do Cinema e Artes Audiovisuais pelo lado argentino.

No Brasil, os apoios serão concedidos pela ANCINE aos distribuidores sob a forma de aportes financeiros, com valores variando entre 60 mil e 100 mil reais, de acordo com os projetos. Na Argentina, os apoios serão concedidos pelo INCAA aos distribuidores locais, na forma de serviços (como legendagem e copiagem, espaço publicitário na mídia, etc.) que somarão de 60 mil a 100 mil pesos argentinos por filme, dependendo igualmente de cada projeto.

Pelo lado brasileiro, participam da assinatura de renovação do acordo, o Diretor Presidente da ANCINE, Gustavo Dahl e o Superintendente de Promoção e Comércio Exterior da Agência, Alberto Flaksman. Pelos argentinos, os representantes são o Presidente do INCAA, Jorge Coscia e o Vice Presidente do Instituto, Jorge Alvarez, que realizarão uma coletiva de imprensa, logo após a cerimônia.

Entre os filmes beneficiados pelo acordo assinado no ano passado e que tiveram sua exibição no Brasil e na Argentina em 2004, estão alguns importantes lançamentos dos dois países: “Deus é Brasileiro”, “Amarelo Manga”, “Madame Satã” e “O Caminho das Nuvens” pelo cinema brasileiro e “Lugares Comuns”, “Apaixonados”, “Histórias Mínimas” pelo cinema argentino, dentre outros títulos.


Assessoria de Comunicação
ANCINE

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal