Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 23/07/2004 18:00

COMUNICADO FUNCINES (Rio de Janeiro, 06/11/2003)

Mecanismo de investimento é o mais esperado pela indústria cinematográfica

COMUNICADO À IMPRENSA

ANCINE e CVM lançam FUNCINES no próximo dia 11

Mecanismo de investimento é o mais esperado pela indústria cinematográfica

Rio de Janeiro, 06/11/2003 - As diretorias da Agência Nacional do Cinema - ANCINE e da Comissão de Valores Mobiliários - CVM , lançam simultaneamente as Instruções Normativas sobre os FUNCINES, permitindo a ativação de mais este mecanismo de financiamento à exibição, distribuição e produção de obras cinematográficas e videofonográficas brasileiras.

O lançamento acontecerá na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, às 11:00 horas, na sede da CVM à Rua Sete de Setembro, 111, 34º andar, no Centro do Rio de Janeiro.

Os FUNCINES – Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional, irão funcionar como uma sociedade de investidores , organizada por uma instituição financeira. Nesta sociedade, cada investidor entra com o dinheiro que quiser investir, comprando cotas da carteira que tem perfil pré-definido. Os projetos que os FUNCINES estarão autorizados a investir devem ser aprovados pela ANCINE e podem ser de:

  • Construção ou reforma de salas de exibição (exceto a compra de imóveis)
  • Distribuição de obras audiovisuais brasileiras
  • Produção de obras audiovisuais brasileiras
  • Compra de ações de empresas de capital aberto, constituídas para a produção, comercialização, distribuição ou exibição de obras cinematográficas brasileiras de produção independente.

O Diretor-Presidente da ANCINE, Gustavo Dahl, justifica a grande expectativa existente tanto no mercado financeiro, quanto na indústria cinematográfica em relação a este novo mecanismo de financiamento: - “Os FUNCINES irão multiplicar o volume de captações no mercado e terão a proteção de uma administração dos recursos investidos a partir de critérios característicos da iniciativa privada, o que representa uma garantia a mais para o setor e para investidores interessados em participar do bom momento da indústria cinematográfica brasileira”.


Assessoria de Comunicação
ANCINE

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal