Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 01/09/2004 18:00

COMUNICADO À IMPRENSA - ANCINE REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO INTERNA - (Rio de Janeiro, 01/09/2004)

Cinema brasileiro sob a perspectiva histórica e sua interdependência entre legislação e mercado.

Comunicado à Imprensa

ANCINE realiza curso de capacitação interna: cinema brasileiro sob a perspectiva histórica e sua interdependência entre legislação e mercado.

Rio de Janeiro, 01/09/2004 - A Agência Nacional do Cinema – ANCINE, comunica que está sendo ministrado um curso de difusão cultural destinado à capacitação dos quadros internos da Agência, visando o aprimoramento dos profissionais da área.

Sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Dora G. Mourão, titular do Depto. de Cinema, Rádio e TV da Eca-USP, o curso tem como finalidade olhar para o cinema no Brasil num contexto histórico, pensando na idéia da industria e de suas perspectivas econômicas, estudando a interdependência entre a legislação e o mercado e apontando para o futuro, face aos novos sistemas de difusão criados por novas tecnologias. Destina-se principalmente a interessados que são parte da cadeia produtiva do setor de cinema e do audiovisual.

Segundo o Diretor Presidente da ANCINE, Gustavo Dahl, “o desmonte da antiga Embrafilme, no governo Collor, levou a uma completa dispersão dos quadros especializados em cinema e audiovisual no Brasil. Muitos dos especialistas que integravam os quadros da empresa estatal foram trabalhar no mercado em empresas privadas. A falta de um órgão semelhante no governo, gerou um verdadeiro vácuo de profissionais aptos a trabalhar no setor. A ANCINE teve grande dificuldade em arregimentar profissionais capacitados a exercer suas funções na nova Agência. Agora, nosso intuito é melhorar a capacitação dos que já formam os nossos quadros”

Dentre os temas escolhidos para o curso, que teve inicio em 20 de agosto e vai até 10 de dezembro, destacam-se: Cinema de Autor, Cinema Novo e Cinema Marginal; Pós-Cinema Novo; Cinema Contemporâneo; Convergência Tecnológica e a alteração do panorama de formação, produção, distribuição e exibição; A Industria Internacional do Cinema e Experiências de Industrialização no Brasil; Instituições Governamentais; Legislação e Mercado: Histórico das Medidas de Proteção; Exibição Digital e TV Digital; Internet e Telefonia Celular.

Para ministrar os cursos foram convidados profissionais de áreas específicas, dos quais destacam-se Carlos Augusto Calil, Gabriel Priolli, Marco Aurélio Marcondes, Anita Simis, Roberto Moreira, Gilson Schwartz e Leonardo Monteiro de Barros, dentre outros.

A realização do curso de Difusão Cultural atende ao disposto no Capítulo IV, Seção I, Artigo 6º. Inciso X, da Medida Provisória 2.228-1, que estabelece Objetivos e Competências da ANCINE, no que se refere ao “estímulo da capacitação dos recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico da indústria cinematográfica e videofonográfica nacional”.


Assessoria de Comunicação
ANCINE

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal