Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 24/09/2013 11:25

Conheça o Programa Cinema Perto de Você

Programa da ANCINE amplia o mercado interno de cinema e acelera a implantação de salas no país

Preview
Ampliar

O Cinema Perto de Você é um programa instituído pela Lei 12.599/2012, administrado pela ANCINE em parceria com o BNDES, focado na ampliação do mercado interno de exibição e na aceleração da implantação de salas de cinema no Brasil. O programa fortalece as empresas do setor, apoiando a expansão do parque exibidor, suas empresas e sua atualização tecnológica, e, assim, facilitando o acesso da população às obras audiovisuais por meio da abertura de salas em cidades de porte médio e bairros populares das grandes cidades. Desde a sua implementação, mais de 250 salas de cinema já foram construídas e outras 900 modernizadas em todo o país; outras 260 já tiveram seus projetos de construção ou modernização credenciados pela ANCINE.

 

O Cinema Perto de Você opera em torno de 5 eixos:

 

O primeiro, Linhas de Crédito e Investimento, trata da melhoria da oferta de capital para abertura de novas salas de cinema. Os dois principais instrumentos desta etapa são o Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e o Programa BNDES, que disponibilizam linhas de crédito para reforma ou atualização tecnológica das salas, e contratos de empréstimo e investimento.

 

O segundo eixo, Cinema da Cidade, fomenta a implantação de complexos de cinemas em cidades com mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes, por meio de convênios com as Prefeituras e governos estaduais.

 

O terceiro, Desoneração Tributária, preza pela diminuição das despesas financeiras dos agentes do setor. Para esse fim, foi criado o Regime Especial de Tributação para o Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica – RECINE, que, ao suspender a exigibilidade de tributos federais incidentes sobre a aquisição de equipamentos e materiais de construção necessários à implementação ou modernização de complexos cinematográficos, desonerando em até 30% os custos das empresas exibidoras.

 

No quarto eixo, Sistema de Controle de Bilheteria, o propósito é garantir que a coleta de dados pelos exibidores e sua transmissão para a ANCINE permitam agregação e leitura segundo os parâmetros da Agência.

 

E o quinto eixo do programa, Projeto de Digitalização do Parque Exibidor, tem o intuito de promover a diversidade de conteúdo, reduzir os desequilíbrios na distribuição e contribuir para uma expansão sustentável do parque exibidor, sendo um fator fundamental para uma política de inclusão no mercado audiovisual.

 

Para saber mais sobre o programa, acesse o hotsite oficial do Cinema Perto de Você.

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal