Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 07/12/2010 18:00

Encontro de Produtores Brasil-Espanha

Nos dias 25 e 26 de novembro, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, recebeu o II Encontro de Produtores Brasil-Espanha. O evento tem o objetivo de estimular a troca de experiências culturais entre os dois países, ampliando os mercados potenciais e possibilitando parcerias.

O novo diretor-geral do Instituto do Cinema e Artes Audiovisuais da Espanha (ICAA), Carlos Cuadros, foi anunciado no primeiro dia do evento. Cuadros participou da palestra de abertura com o Diretor-Presidente da ANCINE, Manoel Rangel.

Dez projetos cinematográficos brasileiros foram selecionados para participar do Encontro. Entre eles, 'O Tempo e o Vento', produzido por Rita Buzzar e dirigido por Jayme Monjardim, 'A Cordilheira', com direção de Carolina Jabor e produzido por Rodrigo Teixeira.

 Além das reuniões one to one entre produtores brasileiros e espanhóis, os representantes das empresas selecionadas puderam defender seus projetos em forma de pitching.

Para a coordenadora de projetos da Ioiô Filmes, Flavia Amado, que participou do encontro com o projeto de longa-metragem de ficção 'Maldito', a iniciativa da ANCINE é uma experiência rica para produtores que desejam atuar no exterior.
_Este tipo de encontro permite que os produtores entendam como funciona o mercado de cinema em outros países, e assim é possível aumentar e fortalecer o contato com produtores estrangeiros.

Ainda no primeiro dia, o Assessor Internacional da ANCINE, Alberto Flaksman, e a produtora espanhola Marisa Fernández de Armenteros explicaram como funcionam os mecanismos de financiamento de coprodução em cada país.

Na sexta-feira, os produtores Leonardo Monteiro de Barros, da produtora brasileira Conspiração, e Edmond Roch, da espanhola Ikiru Films, compartilharam a experiência de coproduzir o longa 'Lope', de Andrucha Waddington.

Assessoria de Comunicação, 7 de dezembro de 2010. 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal