Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 22/01/2016 11:25

Filmes e profissionais brasileiros marcam presença no 66º Festival de Berlim

Programas da ANCINE ajudam a viabilizar a participação de cinco filmes na programação e três profissionais no Berlinale Talents

Preview
Ampliar

O Festival Internacional de Cinema de Berlim finalizou a divulgação dos filmes selecionados para a sua 66ª edição, que acontece na capital alemã entre os dias 11 e 21 de fevereiro. A Berlinale, um dos mais importantes eventos anuais da indústria cinematográfica, apresenta este ano seis obras brasileiras em sua programação (dois curtas e quatro longas-metragens). Além dos filmes, treze profissionais brasileiros estarão presentes no Berlinale Talents, programa de capacitação e networking mantido pelo Festival para jovens profissionais do audiovisual. Representantes de cinco dos filmes brasileiros e três dos participantes do Talents (os que levam projetos para laboratórios) seguirão para a Alemanha com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE.

 

Entre os filmes selecionados, três longas-metragens brasileiros estarão na Mostra Panorama, considerada a mais prestigiosa depois da Competição: "Antes o tempo não acabava", de Sérgio Andrade e Fábio Baldo; "Mãe só há uma", novo filme de Anna Muylaert, que em 2015 venceu o prêmio do público da mesma mostra por "Que horas ela volta?"; e o documentário "Curumin", de Marcos Prado, este último na programação da Panorama Dokumente. Os três seguem para Berlim com o apoio do programa da ANCINE.

 

Já na mostra Fórum Expandido, o Brasil será representado pelo curta-metragem "Ruina", de Gabraz Sanna; e pelo longa-metragem em coprodução com a Alemanha "Muito Romântico", dos diretores brasileiros radicados em Berlim, Melissa Dullius e Gustavo Jahn. Completando a participação nacional nesta edição do festival, "Das águas que passam", de Diego Zon, é a nossa esperança de trazer um Urso de Ouro, na competição oficial de curtas-metragens. Os curtas de Gabraz Sanna e Diego Zon também contam com o apoio da Agência para irem à Berlim.

 

Berlinale Talents e Mercado de Coprodução da Berlinale

 

O Berlinale Talents, programa de residência do Festival de Berlim destinado ao aprimoramento de jovens talentos internacionais de audiovisual, terá este ano a participação de treze realizadores brasileiros nas oficinas, palestras, workshops, seminários e conferências oferecidos pelo programa. São eles: os diretores Aldemar Freitas Matias Junior, Esmir de Oliveira Filho, Filipe Matzembacher, Ives Rosenfeld e Ygor Gama; os fotógrafos André Siqueira Brandão e Lucas Dolabella Barbi; os editores Bruno Godecke e Germano de Oliveira; os roteiristas Claudio Marcio Pereira Costa Marques e Vera Egito Vellez(com projetos nos laboratórios do Talents); o ator Mateus Peres Almada; e a produtora Luana Melgaço Silva Marques. 

 

E também tem presença brasileira no 13º Mercado de Coprodução da Berlinale. O projeto "The Fading Light of Neon Boy", de Jéssica Luz, com produção da Besouro Filmes, foi selecionado no Talent Project Market. Jéssica, assim como Vera Egito e Claudio Marques, contam com o apoio da Ancine na participação do evento. Finalmente,a produtora Gullane é uma das cinco convidadas especiais junto a empresas da Alemanha, Itália, França e Canadá, para participar de um programa do Mercado para produtoras.

 

Para mais informações, acesse o site oficial da 66ª Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim

  1. Cena de "Mãe só há uma", de Anna Muylaert

    Galeria
  2. "Antes o tempo não acabava", de Sérgio Andrade e Fábio Baldo

    Galeria
  3. Cena de "Muito romântico", de Melissa Dullius e Gustavo Jahn

    Galeria
  4. Cena do curta "Das águas que passam", de Diego Zon

    Galeria
  5. Cena de "Curumim", de Marcos Prado

    Galeria
 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal