Agência Nacional do Cinema
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 06/08/2018 16:59

FSA investe R$ 90 milhões em parceria com estados e prefeituras para o desenvolvimento do setor audiovisual

Proporção de investimento do FSA aumentou para todas as regiões do País

 

 

Preview
Ampliar

O diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, anunciou nesta segunda, 06 de agosto, o lançamento da Chamada Pública ANCINE/FSA nº 01/2018 - Coinvestimentos Regionais, para parceria com órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta estadual, municipal e do Distrito Federal, com a finalidade de desenvolver o setor audiovisual local a partir do lançamento de ações conjuntas. As inscrições abrem nesta quarta-feira, 08 de agosto.

 

Esta é a quinta edição da linha, que traz uma importante novidade este ano: a proporção de investimento do FSA aumentou. "Para os órgãos e entidades das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o FSA complementará até cinco vezes os valores aportados. No caso dos órgãos e entidades da Região Sul e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, a proporção é de até quatro vezes e para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, até três vezes. Destaca-se ainda que no caso de municípios que não sejam capitais das Unidades da Federação, a proporção poderá ser incrementada em até uma vez", explicou Christian.

 

Houve mudanças também na destinação dos recursos. "Os investimentos do Fundo foram flexibilizados e poderão ser aplicados em desenvolvimento de projetos, produção e comercialização de obras audiovisuais, produção de jogos eletrônicos, produção de festivais e ações de capacitação”, continuou.

 

O anúncio foi feito em Fortaleza, na mesa de abertura do II Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE, que faz parte do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.  Na ocasião foram debatidas as políticas de desenvolvimento da ANCINE, MinC e SAv para as regiões CONNE e as garantias de uma política de continuidade e ampliação. Além do diretor-presidente, Christian de Castro, estiveram presentes ao debate, Frederico Mascarenhas, secretário do Audiovisual; Wolney Oliveira, diretor regional CONNE - Nordeste; Henry Campos, reitor da UFC; Leanne Araújo Holanda, representante do BNB; Fabiano Piúba, Secretário de Cultura do Estado do Ceará; e Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI.

 

Como participar: 

 

Os órgãos e entidades interessados em contar com os recursos complementares oferecidos pelo Programa deverão enviar as propostas de complementação, incluindo os formulários e documentos listados no site da Agência, para o Escritório Central da ANCINE, por serviço de encomenda expressa com aviso de recebimento (AR), ou entregues por portador, em envelope lacrado, seguindo as orientações dispostas no Edital, que será publicado na quarta-feira, 08 de agosto.

 

Para os entes locais que já tenham estabelecido parcerias, a apresentação de uma nova proposta só poderá ser realizada após a conclusão do processo seletivo anterior (resultado final) e o desembolso integral dos recursos de contrapartida do órgão.

 

A continuidade da Linha de Coinvestimentos Regionais visa estimular a estruturação de políticas públicas locais de apoio ao setor audiovisual, além das parcerias realizadas através das outras Linhas do Fundo Setorial do Audiovisual. Na totalidade dessa Linha, foram apresentadas até o momento propostas de parceria com mais de 38 órgãos e entidades locais, mobilizando mais de R$ 422 milhões em recursos para projetos audiovisuais de diferentes tipologias, gêneros e formatos.

 

 

 

 

 

Formulário de busca

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal