Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 03/07/2018 12:26

Inscrições abertas para o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro com o Festival de Havana

ANCINE recebe também filmes brasileiros para participação do festival cubano

Preview
Ampliar
Curadora Andrea Stavenhagen, do Festival de San Sebastián, na última edição do Programa, assistiu a 12 filmes no Rio
Estão abertas, a partir desta terça-feira, 03 de julho, as inscrições 31ª edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro. Desta vez o programa traz ao Brasil o curador Alberto Ramos, do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba, que acontece em dezembro.  O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.
 
 
O curador virá ao Rio de Janeiro entre os dias 14 e 17 de agosto e assistirá a sessões exclusivas dos longas-metragens brasileiros a serem selecionados por ele.
 
 
O programa aceita inscrições de filmes de longa-metragem já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório capaz de ser projetado em formato DVD ou Blu-Ray. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição online no Portal ANCINE até às 23h59 do dia 22 de julho, indicando um link onde esteja disponível para visualização um teaser/trailer, com entre 2 e 5 minutos de duração, legendado em inglês ou em espanhol. Não há limites de número de longas inscritos por realizador/produtor. 
 
 
As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados para o curador que selecionará de dez a doze filmes, dos quais ao menos dois títulos entre os selecionados deverão ser, idealmente, realizados por produtoras associadas ao programa Cinema do Brasil. Responsáveis pela inscrição de filmes que não venham a ser selecionados para a projeção em sala de cinema podem, caso seja de seu interesse, enviar para a ANCINE cópias digitais (em DVD ou Blu-ray) de seus trabalhos, que serão entregues em mãos para os curadores dos festivais.
 
 
Clique aqui e acesse o regulamento. Quaisquer dúvidas sobre este regulamento, ou aspectos específicos do programa “Encontros com o Cinema Brasileiro”, podem ser tiradas através do e-mail:  encontros.cinema@ancine.gov.br
 
 
ANCINE recebe obras nacionais para participação no Festival de Havana
 
Como nos últimos anos, além dos filmes interessados e aptos a participarem do Encontros, a ANCINE também receberá os DVDs ou pen drives de obras audiovisuais brasileiras interessadas em enviar seus filmes para o processo de seleção do Festival até o dia 15 de agosto. Assim, o curador levará as mídias em mãos para Cuba.
 
Interessados em enviar seus filmes para avaliação pela equipe de programação do festival devem ler atentamente o regulamento no site do evento, preencher o formulário online e, em seguida, encaminhar o DVD ou pen drive da obra no formato .mp4 ou .mov para o escritório da ANCINE. A Assessoria Internacional da ANCINE receberá os materiais e os remeterá para a organização, facilitando a remessa dos filmes. A Agência não fará qualquer tipo de seleção dos filmes, esse trabalho é restrito à equipe de programação do festival. Inscrições nas competições de roteiros e de cartazes devem continuar sendo feitas diretamente junto ao evento, sem a mediação da ANCINE no processo.
 
Os interessados devem encaminhar o DVD ou pen drive, até o dia 15 de agosto, para o endereço abaixo, devendo também inscrever-se diretamente no site do festival até o dia 30 de agosto no link:  http://habanafilmfestival.com/registro/public/login
 
 
ANCINE – ASSESSORIA INTERNACIONAL
Ref: INSCRIÇÃO NO FESTIVAL DE HAVANA
Rua Graça Aranha, 35 – 3º Andar – sala 305
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20030-002
 
 
Como última opção, por conta da conexão de internet em Cuba, o material pode ser enviado com um link e senha do filme no vimeo,  com opção para download. Não serão aceitos vídeos com exibição em streaming.
 
O Festival de Havana faz parte da lista do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. Produções selecionadas para as mostras competitivas do evento podem solicitar à agência o apoio do tipo A, que consiste na confecção e envio da cópia legendada, e apoio financeiro para a promoção do filme.
 
 
Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro
 
O programa Encontros com o Cinema Brasileiro foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.
 
 
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Veneza, San Sebastián, Locarno, Toronto, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance e Roma.
 
 
 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal