Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 08/08/2018 13:07

Inscrições abertas para workshop sobre diretoras do cinema norte-americano

Evento é uma realização da ANCINE com a Universidade de Columbia

 

Preview
Ampliar

A Agência Nacional do Cinema - ANCINE, em parceria com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, receberá o  renomado especialista em cinema, Richard Peña, professor da Escola de Artes da Universidade de Columbia, para um workshop de 3 (três) dias sobre diretoras desconhecidas do cinema norte-americano.

 

A oficina abordará trabalhos de Lois Weber, Ida Lupino e Barbara Loden e ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2018, das 10h00 às 12h30, na Sala Gustavo Dahl, na sede da ANCINE no Rio de Janeiro.    

          
Para Richard Peña, a presença de diretoras mulheres no panorama audiovisual norte-americano é frequentemente diminuta, mas ainda assim várias já deixaram sua marca lutando contra difíceis obstáculos: “Esta pequena mostra celebra três diretoras norte-americanas quase desconhecidas e convida o público carioca a refletir sobre o que é frequentemente esquecido na história oficial do cinema”.


As vagas são limitadas e aqueles que quiserem garantir um lugar devem se inscrever AQUI

 

Serviço:


Datas do workshop: 15, 16 e 17 de agosto (quarta, quinta e sexta)
Local:ANCINE (Avenida Graça Aranha, 35, 11º andar -  Sala Gustavo Dahl - Rio de Janeiro)
Carga horária: 7,5 horas
Duração: 3 manhãs (10h00 às 12h30)

 

Programa: 

15 de agosto - 10h às 12h30

Lois Weber

Filme: Where are my children? (1916)

 

16 de agosto - 10h às 12h30

Ida Lupino

Filme: Outrage (1950)

 

17 de agosto - 10h às 12h30

Barbara Loden

Filme: Wanda (1970)

 

Sobre Richard Peña: É professor da Escola de Artes da Universidade de Columbia, em Nova York, e também trabalhou como Diretor de Programação da Film Society do Lincoln Center e como Diretor do Festival de Cinema de Nova York de 1988 a 2012. Organizou retrospectivas de Michelangelo Antonioni, Sacha Guitry, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Gabriel Figueroa, Ritwik Ghatak, Kira Muratova, Youssef Chahine, Yasujiro Ozu, Carlos Saura e Amitabh Bachchan, bem como uma grande série de mostras dedicadas aos cinemas africano, chinês, cubano, polonês, húngaro, árabe, coreano, japonês, soviético e argentino. É fluente em português e apaixonado pelo Brasil e pelo cinema brasileiro e latino-americano.
 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal