Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 02/08/2019 17:48

Membro da Comissão de Seleção do Festival de Roma conversa com profissionais do setor

Richard Peña, curador do Festival, esteve na Ancine nesta quinta-feira

 

Preview
Ampliar

A 37ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro promoveu, nesta quinta (01), uma conversa com Richard Peña, curador do Festival Internacional de Roma, Diretor Emérito do Festival de Cinema de Nova Iorque e Professor do Instituto de Cinema da Universidade da Columbia, com estudantes e profissionais da cadeia audiovisual.

 

O curador foi recebido com palavras de boas-vindas pelo assessor internacional da Ancine, Adam Muniz, que conduziu a conversa.

 

Entusiasta do cinema brasileiro, Richard começou a sua fala com uma rápida retrospectiva dos movimentos e filmes nacionais que mais lhe impactaram, desde o cinema mudo até os dias de hoje, destacando os filmes “Limite” de Mário Peixoto, “Antônio das Mortes” de Glauber Rocha e “Bacurau” de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.  

 

Richard falou sobre a sua experiência como diretor do Festival de Cinema de Nova Iorque, evento que, segundo ele, foi pautado pelo modernismo e pelo cinema de autor.

 

Sobre o Festival de Roma, o curador ressaltou o caráter mais tradicional do público italiano e a redução do número de filmes participantes nas últimas edições.

 

Quando questionado sobre os critérios que ele adota na seleção de um filme para Festival,   Richard destacou a relevância social e política e os experimentos de linguagem como pontos fortes de uma obra.

 

Richard irá assistir a 16 filmes brasileiros participantes da 37ª edição Programa Encontros. Os filmes foram selecionados pelo curador através de teasers e informações fornecidas pelos produtores durante as inscrições.

 

O Festival Internacional de Cinema de Roma acontecerá de 18 a 28 de outubro de 2019.  

 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal