Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 04/03/2020 15:52

Mercado de salas de exibição alcançou resultados expressivos no início de 2020

Arrecadação é 23% maior em relação ao mesmo período de 2019
 
Preview
Ampliar
O mercado de salas de exibição brasileiro alcançou resultados expressivos no início de 2020, segundo dados do Sistema de Controle de Bilheteria da ANCINE. Considerando os dois primeiros meses do ano, o público das salas de cinema do país superou os 30 milhões de pagantes, com arrecadação de mais de 500 milhões em bilheteria. Tais valores são superiores em aproximadamente 17% e 23%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019. 
 
A maior parte desse aumento concentrou-se no mês de janeiro. O período, que teve mais de 20 milhões de ingressos vendidos e superou os 330 milhões em arrecadação, foi o melhor desde 2009, mesmo considerando a inflação.
 
O cinema nacional teve destaque nesse cenário, principalmente graças ao sucesso do longa-metragem Minha Mãe é uma Peça 3, lançado no fim de 2019 e que já alcançou mais de 177 milhões de receita desde sua estreia, tornando-se a maior bilheteria do cinema nacional desde 1995. 
 
Até o fim de fevereiro, o filme liderava o ranking de obras lançadas no país, superando grandes produções estrangeiras como Frozen 2 e Jumanji. 
 
O sucesso do longa brasileiro fez o market-share dos filmes nacionais alcançar mais de 37% em público e renda em janeiro. Ao fim de fevereiro, a participação em público e renda dos filmes nacionais acumulada no ano reduziu-se para cerca de 28%, mas continuou superior aos dois primeiros meses de 2019.
 
Considerando os dois primeiros meses do ano, os filmes nacionais alcançaram mais de 140 milhões de reais de arrecadação, um aumento de cerca de 80% em relação ao mesmo período de 2019. O público dos filmes nacionais chegou a quase 9 milhões de espectadores, superando o do primeiro bimestre do ano passado. 
 
A ANCINE celebra os bons números e resultados, ao tempo em que parabeniza os produtores, distribuidores e exibidores do mercado brasileiro.
 
 
 
 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal