Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 23/07/2004 18:00

NOTA CONDECINE DESENVOLVIMENTO (Rio de Janeiro, 09/09/2003)

Aprovada primeira captação para “Desenvolvimento de Projeto” via Lei do Audiovisual

NOTA À IMPRENSA

Aprovada primeira captação para “Desenvolvimento de Projeto” via Lei do Audiovisual

Distribuidora estrangeira passa a usar incentivo para financiar desenvolvimento de projeto do novo filme de Cacá Diegues

Rio de Janeiro, 09/09/2003 - O mecanismo de incentivo à produção de filmes brasileiros independentes, através da renúncia fiscal está sendo utilizado, pela primeira vez, para o desenvolvimento de projeto do próximo filme a ser dirigido pelo cineasta Cacá Diegues, que tem o título provisório de “Como é Grande o Meu Amor por Você”. Até agora, estes mecanismos de incentivo haviam sido usados apenas nas etapas de produção e distribuição de obras cinematográficas de longa metragem. Esta nova forma de utilização do incentivo irá permitir melhores condições de trabalho aos profissionais e representa um ganho para produtores e diretores brasileiros que atuam no cinema independente. O patrocínio do desenvolvimento dos projetos também estabelece, desde o início, uma integração maior com as empresas distribuidoras que, certamente, irão lançá-la no mercado exibidor ao final de sua produção.

Este é o primeiro projeto de desenvolvimento de obra cinematográfica a usar os benefícios que a Lei 8685/93, conhecida como Lei do Audiovisual, estabelece no seu artigo 3º, permitindo que uma distribuidora estrangeira invista , a título de incentivo fiscal, 3% do total de remessas e pagamentos de qualquer espécie a serem feitos no exterior, em projetos de desenvolvimento de obra cinematográfica, produção ou co-produção de filmes independentes brasileiros de longa metragem.

A primeira captação acaba de ser aprovada pela ANCINE no montante de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a proponente Renata de Almeida Magalhães, através da empresa Luz Mágica Produções Ltda e será financiada pela distribuidora Columbia Tristar Filmes do Brasil.


Assessoria de Comunicação
ANCINE

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal