Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 10/04/2018 18:25

Oito festivais internacionais recebem filmes brasileiros com o apoio da ANCINE

Ao todo 22 obras estão selecionadas para festivais na América Latina e Europa

Preview
Ampliar

Durante o mês de abril, a ANCINE vai apoiar a participação de 22 obras em 8 eventos cinematográficos internacionais. A ajuda é oferecida por meio do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais, que concede auxílios diversos dependendo da classificação de cada evento. Os festivais que receberão os filmes brasileiros são Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires (BAFICI), Festival de Santa Maria da Feira (Portugal), IndieLisboa, Buenos Aires Lab (BAL), Visions du Réel (Suíça), Festival de Málaga (Espanha) e Art of the Real (EUA).

 

Um dos mais importantes da América Latina, o   Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires conta com quatro filmes em categorias competitivas: “Inferninho” de Gustavo Parente e Pedro Diógenes; “As Boas Maneiras” de Juliana Rojas; “Azougue Nazaré” de Tiago de Macedo; “Os dias sem Tereza” de Thiago Taves Sombreiro. A 20ª edição do BAFICI acontece entre os dias 11 a 26 de abril. Já o Buenos Aires Lab, uma ação que faz parte do BAFICI, vai receber também um bom número de filmes com apoio da ANCINE: “Livramento” de Lillah Halla, “Mekukradja” de Simone Giovine e “Los Silencios” de Beatriz Seigner,  “A pista de dança”, de Leonardo Mouramateus e “Temporada”, de André de Novais Oliveira.

 

O Programa de Apoio da ANCINE também viabilizou a participação em festivais europeus como os portugueses Santa Maria da Feira e Indie Lisboa. As produções “Fala Comigo” de Felipe Sholl, “Travessia” de João Gabriel e “Maria”, de Elen Linth Marques Dantas participam em Santa Maria da Feira. Enquanto “Vando Vulgo Vedita”,  de Leonardo Mouramateus e Andreia Moreira Pires; “Baronesa”, de Laura Gontijo de Godoy e “Lembro mais dos corvos”, de Rodrigo Carneiro da Silva serão exibidos no Indie Lisboa.

 

O festival suíço Visions du Réel selecionou para sua amostra competitiva os longas “O Processo” de Maria Augusta Ramos, “Música para quando as luzes se apagam”, de Ismael Caneppele, e o curta “Os que se vão” de Clarissa Campolina e Luiz Pretti. A 49ª edição do festival acontece entre 13 e 21 de abril.

 

Em sua 20ª edição, o Festival Málaga, na Espanha, conta com o documentário “Você não me conhece” de Rodrigo Canano Séllos e “João, o Maestro”, de Mauro Lima.

 

Finalizando a lista, a 56 edição do Festival Art of the Real, nos Estados Unidos, recebe, entre os dias 20 de abril a 2 de maio, os filmes “Baronesa”, de Juliana Antunes, e na categoria Primeiro Filme, “Lembro mais dos corvos” de Gustavo Vinagre.

 

 

Saiba mais sobre o funcionamento do Programa

Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais concede subsídios diversos a projetos audiovisuais convidados para 35 laboratórios ou workshops no exterior e a filmes oficialmente convidados para 96 festivais internacionais. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.

 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal