Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 19/01/2016 13:46

ANCINE participa de seminário na Mostra de Cinema de Tiradentes

Festival começa nesta sexta-feira, 22 de janeiro

Preview
Ampliar

A 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta-feira, 22 de janeiro, adotando o tema "Espaços em conflito", em sua programação de debates e de filmes. Este ano, o Seminário do Cinema Brasileiro: Ideias e Perspectivas vai reunir 71 profissionais para refletir o momento atual do cinema brasileiro em três debates conceituais, um debate internacional, dois diálogos do audiovisual que enfocam as políticas públicas para o setor, um painel com foco no mercado audiovisual e 22 bate-papos que integram a série Encontros com a Crítica, Diretor e Público e as Sessões Cine-Debate. O assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente, participa da mesa do Debate Internacional, marcado para a quarta-feira, 27, a partir das 15h, no Cine-Teatro SESI.

Com o tema "Estratégias de festivais internacionais e a visão do programador sobre o cinema brasileiro", o Debate Internacional do Seminário vai contar com a presença, além do assessor internacional da ANCINE, do produtor, programador e colaborador do Brasil CineMundi, Paulo de Carvalho; do membro da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), Roger Koza; e do membro do comitê de seleção da Quinzena dos Realizadores de Cannes, Paolo Trotta, que após a Mostra Tiradentes vai ao Rio de Janeiro participar de uma edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro. A mesa, mediada pelo crítico de cinema Pedro Butcher, vai tratar de estratégias de seleção e programação de festivais internacionais, ações de cooperação e intercâmbio e o olhar do programador sobre a produção do Brasil.

SAv/MinC também marca presença em Tiradentes

Antes, no domingo, 24, acontecem duas mesas da série Diálogos do Audiovisual, com o propósito de discutir os rumos do audiovisual para 2016. A partir das 14h30, o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, comanda o "Encontro com a SAV/Minc". A palestra, mediada pelo presidente da Associação Curta Minas, Marco Aurélio Riveiro, vai apresentar as políticas públicas do setor no âmbito do Ministério da Cultura. Já o "Encontro do CBC", a partir das 15h30, reúne membros do Congresso Brasileiro de Cinema para conversar sobre o tema do próximo evento da entidade, a ser realizado em abril no Rio de Janeiro. A última mesa de Diálogos do Audiovisual acontece na segunda, 25, e reúne  os produtores Paulo de Carvalho e Sara Silveira para falarem sobre Oportunidades de Mercado para o Cinema Brasileiro, relatando experiências e parcerias importantes para uma melhor e maior inseração de filmes locais em outros países.

A ampla programação do 19º Seminário do Cinema Brasileiro: Ideias e Perspectivas tem ainda destaques como o debate com o cineasta homenageado desta edição da Mostra, Andrea Tonacci; e a mesa "Espaços em Conflito - Tradição e Atualização", com o cineasta brasiliense Adirley Queirós, o curador da Mostra Tiradentes Cleber Eduardo e o crítico e professor Ismail Xavier; além de 19 debates de filmes exibidos na programação, em que realizadores, espectadores e um crítico de cinema se reúnem para uma reflexão conjunta da obra assistida.

Clique aqui para conferir a programação completa do 19º Seminário do Cinema Brasileiro: Ideias e Perspectivas.

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal