Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 10/01/2014 10:36

ANCINE publica regras dos programas de apoio à participação de filmes, projetos e profissionais em eventos internacionais em 2014

Programa de apoio a festivais passa a contemplar também projetos em laboratórios e workshops; programas contemplam, neste ano, 22 mercados, 80 festivais e 27 laboratórios

Preview
Ampliar

Com o objetivo de incentivar a promoção da produção audiovisual brasileira no exterior e incrementar a participação das empresas brasileiras de audiovisual no mercado exterior, a ANCINE renovou para o ano de 2014, por meio de duas portarias publicadas no Diário Oficial da União hoje, 10 de janeiro, os seus dois programas de apoio voltados para a área internacional. Estes programas buscam contribuir para viabilizar a participação de filmes e projetos de obras nacionais nos mais importantes festivais, laboratórios e workshops internacionais de cinema, além da participação de profissionais do setor em eventos de mercado e encontros de negócios.

 

“Acreditamos que o formato que a ANCINE irá implementar  a partir de 2014, através da ampliação dos dois programas, permitirá uma atuação mais abrangente na viabilização da presença de profissionais e empresas brasileiras nos principais eventos internacionais do setor audiovisual. Há uma complementaridade entre as três linhas que compõem os programas, pois passam a compreender o desenvolvimento e a apresentação das obras, por um lado, e as negociações realizadas para poder produzi-las e fazê-las circular no mercado internacional”, afirmou Rosana Alcântara, diretora da ANCINE.

 

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, lançado pela ANCINE em 2006, auxilia com serviços e recursos financeiros, dependendo do evento, a participação de curtas, médias e longas-metragens brasileiros selecionados para festivais no exterior. A partir deste ano, o programa passa a incluir também o apoio financeiro a projetos selecionados para laboratórios e workshops internacionais, e com isso passa a se chamar Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops. O Assessor Internacional da ANCINE, Eduardo Valente, justifica a inclusão dos laboratórios no programa com a avaliação de que "esses eventos possuem hoje destacada importância na projeção internacional de uma obra e cada vez mais os curadores de festivais e diversos outros players envolvidos na circulação internacional dos filmes estão indo buscar nesses eventos as obras nas quais vão apostar e investir". Com esse incremento, o total de eventos que o programa abrange chega a 107, ao longo do ano.

 

O programa, cujo regulamento e a listagem de eventos apoiados podem ser consultados nos links abaixo disponibilizados, recebe suas inscrições e dúvidas através do e-mail programa.apoio@ancine.gov.br. Os pedidos de apoio, acompanhados sempre do convite oficial enviado para a participação das obras ou projetos de obras, devem ser enviados até o prazo máximo de 25 dias antes da data de início do evento.

 

Já o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios foi lançado pela primeira vez em outubro de 2013, tendo ajudado a viabilizar a participação de 49 representantes de empresas produtoras brasileiras independentes em cinco eventos internacionais realizados em novembro e dezembro do ano passado. A partir de 2014, seu regulamento foi reestruturado de forma a incluir o calendário anual dos eventos de mercado contemplados. Assim, a lista de eventos para os quais os produtores podem solicitar o apoio do programa este ano compreende um total de 22 mercados ou rodadas de negócio.

 

Podem requerer apoio representantes de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE que tenham ao menos um CPB de obra emitido no prazo de 18 meses anterior ao evento pretendido, ou ao menos um SALIC de projeto em processo de realização no momento do pedido. As solicitações devem ser enviadas para o e-mail programa.mercados@ancine.gov.br, trazendo no título da mensagem o evento para o qual se pleiteia o apoio. A mensagem deve conter o formulário de inscrição preenchido e cópias dos documentos exigidos no regulamento. As solicitações devem ser enviadas até o prazo máximo de 25 dias de antecedência em relação à data de início do evento. Excepcionalmente, para os eventos do mês de fevereiro, as inscrições serão recebidas com até 20 dias de antecedência. Um mesmo representante (pessoa física) só poderá receber apoio para, no máximo, dois eventos por ano de vigência do programa.

 

Esse Programa prevê um número máximo de apoios a serem concedidos por evento. Nos casos em que o número de pedidos que cumpram com os requisitos obrigatórios exceda este número, será feito um processo de seleção, a partir de um sistema objetivo de pontuação detalhado no regulamento. Já no Programa de Apoio a Participação em Festivais, Laboratórios e Workshops, quando tiver um número maior de pedidos de apoio do que o máximo por evento, caberá à organização do próprio evento definir quais pedidos devem ser priorizados.

 

Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops

 

:: Lista dos Festivais e referidas mostras e dos Laboratórios e Workshops contemplados pelo Programa

 

:: Regulamento do Programa

 

:: Portaria nº 01 de 09 de janeiro de 2014, que institui o Programa de Apoio

 

Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios

 

:: Lista dos Eventos de Mercado e Rodadas de Negócio contemplados pelo Programa

 

:: Regulamento do Programa

 

:: Formulário de Inscrição

 

:: Portaria nº 02, de 09 de janeiro de 2014, que institui o Programa de Apoio
 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal