Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 05/08/2013 17:35

II Seminário de Prestação de Contas já está disponível na Internet

Tire suas dúvidas sobre o preenchimento de formulários, apresentação de documentos e comprovação de despesas de projetos audiovisuais

Preview
Ampliar
O coordenador de Prestação de Contas da Superintendência de Fomento, Maurício Bortoloti, que conduziu o seminário

Foi um sucesso o II Seminário de Prestação de Contas de Projetos Audiovisuais realizado pela ANCINE em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília entre os dias 19 de junho e 4 de julho. Conduzido pelo coordenador de Prestação de Contas da Superintendência de Fomento, Maurício Bortoloti, o evento contou com um público total de aproximadamente 300 pessoas na soma dos espectadores presentes nas três cidades onde foi realizado e na edição feita por videoconferência. Agora, o seminário está disponível a todos os interessados no canal da ANCINE no Youtube. A filmagem foi realizada durante a apresentação realizada em São Paulo, na sede da Associação Brasileira de Produtores de TV - ABPITV, no dia 20 de junho. A apresentação utilizada por Maurício na ocasião também está disponível para consulta aqui.

 

"O saldo do evento foi extremamente positivo. O objetivo é aproximar cada vez mais a ANCINE dos proponentes para desmistificar a figura da agência reguladora apenas como fiscal e fazer o proponente entender que a gente quer trabalhar em conjunto", disse o coordenador de Prestação de Contas, Maurício Bortoloti, ressaltando que "muitas das mudanças trazidas pela IN 110, como as questões do coexecutor e do agente divulgador, nasceram a partir do contato com o proponente."

 

A apresentação é dividida em duas partes: na primeira são apresentadas a base legal e as regras relativas à Prestação de Contas; na segunda, são dadas orientações detalhadas sobre a forma de execução dos projetos e sua prestação de contas. Também são esclarecidas dúvidas sobre prazos e documentação exigida nos diferentes mecanismos de financiamento, formulários e outros aspectos técnicos. O público alvo são produtores registrados na agência e profissionais de empresas de contabilidade e advocacia que atuam em projetos audiovisuais.

 

O seminário foi bastante elogiado pelos representantes da indústria audiovisual. Em carta enviada à diretoria da ANCINE, o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo - SIAESP teceu elogios à iniciativa: "Parabenizamos pela exposição cuidadosamente elaborada e que foi de grande eficiência para os participantes. Atentos ao momento histórico que permite um grande aquecimento para a produção audiovisual nacional, esperamos realizar novos eventos com este perfil com o intuito de fortalecer as empresas produtoras". O produtor brasiliense Marcus Ligocki, diretor da Aprocine, que organizou a edição do seminário em Brasília afirmou que "ações como essa são geradoras de desenvolvimento". A produtora Cheila Mascarenhas, que assistiu ao seminário no Rio de Janeiro, disse que gostaria de ver mais iniciativas semelhantes: ""Que a Ancine possa realizar outros com a parceria do SICAV. Essa aproximação do produtor, contador, assistente de projetos e Ancine é muito gratificante e válida."

 

A Superintendência de Fomento da ANCINE já sinalizou que pretende realizar, ainda este ano, mais dois seminários de mesmo porte direcionados ao mercado, desta vez comandados pela Coordenação de Acompanhamento de Projetos - CAC e pela Coordenação de Análise de Projetos – CAP.

 

Clique nos links abaixo para acessar diretamente os vídeos do seminário:

 

- Lista de reprodução com os vídeos em sequência

- 1ª parte: http://youtu.be/mVM-n4-UAqM

- 2ª parte: http://youtu.be/qVaW1E4_FTA

- 3ª parte: http://youtu.be/aOrIoYo1rrU
 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal