Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 24/08/2016 14:22

São Paulo recebe 27º Festival Internacional de Curtas Metragens até 4 de setembro

Evento discute igualdade de gênero no audiovisual com a presença da sueca Ellen Tejle

Preview
Ampliar

A 27ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que tem como objetivo realizar o intercâmbio entre a produção audiovisual brasileira e internacional, acontece entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro, na cidade de São Paulo. Realizado pelo Kinoforum, o evento ocupará seis salas de cinema da cidade: MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, UNIBES Cultural Centro Cultural São Paulo, e as unidades CEU Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Paz e São Rafael, do Circuito Spcine. A programação conta com a exibição de cerca de 400 filmes de mais de 60 países - divididos entre Mostra Brasil, Mostra Latino Americana,  Mostra Internacional -, além de programas especiais e atividades paralelas.

 

A Mostra Brasil apresenta 49 filmes de 17 estados brasileiros, contemplando as cinco regiões do País. No Panorama Paulista foram selecionados 29 títulos da capital e interior do estado de São Paulo. Já na Mostra Cinema em Curso Petrobras participam 20 curtas produzidos em 14 diferentes escolas de audiovisual espalhadas pelo Brasil.  Completam a programação brasileira, sessões dedicadas a três iniciativas de educação audiovisual de trajetória consolidada: Oficinas Querô, Nóis na Fita e Oficinas Kinoforum.

 

O Festival, que este ano retoma a Mostra Feminino Plural, irá contar ainda com a presença da sueca Ellen Tejle, empreendedora de 32 anos, conhecida por combinar política e direitos humanos com cultura. Convidada pelo Coletivo Vermelha e pelo Festival, Ellen Tejle virá a São Paulo pela primeira vez para uma palestra sobre igualdade de gênero no audiovisual. Ela é a criadora da campanha que popularizou o Teste de Bechdel, que indica o índice de participação feminina nas obras de ficção. A palestra acontece no dia 28 de agosto, às 19h, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo.


Para mais informações, visite o site oficial do evento.

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal